sexta-feira, 19 abr 2024, 16:51
Site: Séculos Sistemas
Curso: Séculos Sistemas (SIC)
Glossário: FAQ - Erros e Soluções
L

Lentidão e Travamento

Vários fatores podem implicar em lentidão e travamento no uso da aplicação SIC, e a grande maioria deles está diretamente relacionada ao sistema operacional e ao hardware.

Atualizações automáticas do windows e vírus são os principais causadores de lentidão, onde todos as tarefas no computador executadas pelo usuário se tornam lentas. Portanto, não implica apenas no SIC, mas como a grande maioria dos usuários utilizam apenas o SIC em seus computadores, vão relatar que é o SIC que está lento.

Enfim, para facilitar na solução desta questão elaboramos este guia com os causadores e as soluções a serem aplicadas, separando em duas etapas: Otimizando o desempenho do Windows, Otimizando o desempenho do SIC.

Ah! Antes de começar, faça um backup do SIC e crie um Ponto de Restauração do Windows.

Otimizando o desempenho do Windows:

  1. Crie um ponto de restauração do windows.
  2. Verifique o espaço disponível em disco, unidade C:. Se estiver pouco, libere mais espaço. Reduzir o BDSIC*.LDF ajuda.
  3. Verifique os horários de execução do SIC-Backup. Pode ser que a geração e compactação do arquivo de backup consuma muita memória e processador. Observe o consumo do compactador WinRar (processo rar.exe).
  4. Pare e Desabilite o serviço do Windows Update.
  5. Pare e Exclua tarefas do Agendador de Tarefas do Windows que sejam desnecessárias.
  6. Desabilite a inicialização de programas desnecessárias pelo msconfig.exe.
  7. Desabilite a serviços do desnecessários (que não seja da Microsoft) pelo msconfig.exe.
  8. Desabilite o tema "aero" e os efeitos visuais do Windows, ajuste para obter o melhor desempenho.
  9. Opções de Energia: Alto desempenho. Com essa configuração, o windows não irá suspender as atividades do computador nunca.
  10. Nas propriedades da conexão de rede, Desabilite o protocolo de rede IPV6.

Otimizando o desempenho do SIC.

  1. ConectionString: Definir conexão do SIC utilizando IP,PORTA. Por exemplo: 192.168.1.99,1433
  2. Nível de Compatibilidade do banco de dados BDSIC: SQL Server 2014 (120) ou ou SQL Server 2008 (100)
  3. SQL x86 vs x64: Infelizmente a arquitetura x86 possui limitação de memória trabalhando apenas até 4GB. Ou seja, mesmo que o computador onde o SQL está instalado mais do que 4 GB, o SQL x86 irá utilizar apenas 4GB. Já no caso das versões SQL x64, elas podem trabalhar até com 192 GB de memória. Portanto, caso o computador possua mais do que 4GB, instale Windows e SQL x64 para então usufruir de toda memória disponível.
  4. Adaptar BDSIC. Forçar adaptação do banco de dados com a versão atual do SIC.
  5. Reparar as Tabelas do BDSIC. Executar script SQL reparador de tabelas.
  6. Reduzir LOG. Verifique se o arquivo BDSIC*.LDF está muito grande. Se estiver, execute script para reduzir log do BDSIC.
  7. Desativar triggers desnecessárias: Muito cuidado com este questão. Somente se estiver utilizando apenas um BDSIC, desativar triggers das tabelas relacionadas ao módulo de sistema que apresenta lentidão. As mais comuns estão relacionadas as pré-vendas, ou seja, as tabelas Orcamentos, Oritens e Orcpagamentos. Estas triggers seguem este padrão: tr_NomeDaTabela_insert.

Se mesmo após seguir todos os passos acima persistir lentidão e travamentos, veja também:

  1. Skype: Foram detectados casos em que o Skype estava consumindo muita memória interferindo no desempenho do windows. Pare o serviço e refaça teste de desempenho.
  2. LogMeIn: Foram detectados casos em que o LogMeIn apresentou incompatibilidade com o SIC, deixando-o lento com travamentos visíveis ao passar o mouse sobre a tela e botões do SIC. Isto ocorreu devido incompatibilidade do driver de video virtual que é criado pelo LogMeIn. Então, acesse o gerenciador de dispositivos e exclua o driver de Video do LogMeIn. Se mesmo assim persistir, pare o serviço ou desinstale e faça novos testes de desempenho.